sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Plano de Trabalho

Nesta mensagem,  vamos apresentar o nosso Plano de Trabalho, plano esse, adoptado pelo grupo, e a ser cumprido durante o presente ano lectivo 2010/2011. 



1.   Tema/ problema/ questão orientadora do projecto:

O tema escolhido para desenvolver no presente ano lectivo é: Geração dos anos 50 e anos 90.
Como problema/questão orientadora do projecto pretendemos comparar as atitudes das duas gerações face à escola, tendo em conta a idade escolar de cada uma (a geração de 50 estava em idade escolar nos anos 60; a geração de 90 está em idade escolar na actualidade).

Esta questão implica outros tipos de questões, tais como:
- Quem frequentava a escola nos anos 60 e quem a frequenta na actualidade? Qual o género predominante? Qual a origem social dos alunos? Que áreas científicas eram/são mais frequentadas?
- Como reagiam e/ou reagem os alunos face às diferentes metodologias utilizadas pelos professores?
- Que tipos de problemas disciplinares existiam antes e que tipos de problemas disciplinares existem agora?
- Como organizavam e/ou organizam os alunos o seu estudo e actividades na e para a escola?
- Que tipos de relações se desenvolviam e/ou desenvolvem com os professores?
- Que actividades extracurriculares era e/ou é habitual desenvolver na escola?
- Que motivações tinham e/ou têm os alunos para frequentar a escola?



2.   Porquê (atitude):
Escolhemos este tema com o objectivo de sensibilizar a nossa geração acerca das diferenças existentes nas atitudes dos jovens face à escola. Mas também para perceber o mundo escolar das pessoas da geração dos anos 50 e ganhar consciência/cultura sobre o tema a tratar.


 
3.   Para quê (resultado final):
Com este trabalho, o nosso grupo pretende obter resultados que respondam às questões que formulámos, para que no evento final possamos mostrar à comunidade escolar, através de uma conferência (em que as duas gerações estarão presentes a dar o seu testemunho), a realidade social escolar vivida por ambas as gerações. Finalizando, faremos um lanche com os presentes na conferência para um pequeno convívio.


 
4.   Como (metodologias):
Como metodologias de trabalho o nosso grupo pretende realizar entrevistas/inquéritos a pessoas da geração de 50 e a alunos de escolas do concelho de Odivelas, assim como a jovens que, apesar de estarem em idade escolar, não se encontram a frequentar a escola. Com a finalidade de obter informações mais específicas para utilizarmos durante o nosso projecto.



5.   Quando (calendarização):

No Primeiro Período:
- O nosso grupo irá recolher e analisar dados bibliográficos;
- 29/11/2010: Apresentação do nosso tema á turma.

No Segundo Período:
- O grupo irá realizar entrevistas/inquéritos a ambas as gerações (50 e 90) para posteriormente analisarmos.

No Terceiro Período:
- Organizaremos a informação recolhida para apresentar no final do ano lectivo.
- 18/5/2010: dia em que o grupo apresentará o trabalho desenvolvido durante todo o ano lectivo perante a comunidade escolar.


   6.   Com que meios:
O nosso grupo irá realizar inquéritos em papel para alunos e adultos com idades entre 50 e 65 anos, a fim de recolhermos informações para analisar e complementar o nosso trabalho.


7.   Como envolver a comunidade:
O nosso grupo deliberou fazer uma conferência perante a comunidade escolar, em que estarão presentes testemunhos de pessoas que tenham frequentado a escola nos anos 60 e outras que tenham frequentado nos anos 90 até a actualidade. Para finalizar, iremos realizar um lanche para todos os presentes na conferência a fim de fazer um pequeno convívio.

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